Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.
United States, the best promotions, bonuses and bookmakers available at:
Take these offers now!

Prestação das equipas Europeias apuradas em Playoff para o Mundial

Prestação das equipas Europeias apuradas em Playoff para o Mundial
Será que as seleções que se apuram via PlayOff são piores, e têm piores resultados na Fase Final do Mundial, do que as seleções que apuraram diretamente?

Analisámos as estatísticas das seleções Europeias nos últimos 4 Campeonatos do Mundo já terminados, para poder tirar conclusões antes do Mundial Brasil 2014!

por Rui Teixeira   |   comentários 0
quinta, maio 22 2014


A qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo é dividida em diferentes torneios pelas 6 diferentes confederações que existem, divididas aproximadamente de acordo com os diferentes continentes do Mundo.

Desde o Campeonato do Mundo de França 1998, a fase final conta com 32 equipas, apuradas pelos vários torneios de qualificação. O gráfico abaixo resume o número de seleções, de cada confederação, participantes em cada Fase Final do Campeonato do Mundo das últimas 4 edições já terminadas.

distribuicao-proviniencia-selecoes-1998-2010

Hipótese:

Vamos pegar apenas na confederação mais representada nos Mundiais, a UEFA (Europa), para testar a seguinte hipótese:

As equipas europeias apuradas diretamente ficam melhor classificadas, na Fase Final do Mundial, do que as equipas apuradas apenas em PlayOff?

Para testar a validade desta hipótese analisámos a prestação das equipas Europeias na fase final dos últimos 4 Campeonatos do Mundo, e comparámos três situações:

  • dada a percentagem de seleções Europeias no total de seleções participantes, comparar a percentagem de seleções Europeias que atinge os quartos de final (Top 8) e que atinge as meias finais (Top 4);
  • dada a percentagem de seleções Europeias apuradas diretamente no total de seleções participantes, comparar a percentagem dessas que chegou aos quartos e às meias finais;
  • por fim, dada a percentagem de seleções Europeias apuradas só em PlayOff no total de seleções participantes, comparar a percentagem dessas que chegou aos quartos e às meias finais.

Nota: a primeira percentagem (barras a vermelho), serve como termo de comparação para o que seria de esperar das seleções tanto apuradas diretamente como via PlayOff, se elas tivessem o comportamento igual, comportamento médio.

Além disso, também mostrámos infográficos que mostram o percurso e até onde chegou cada seleção Europeia na fase final, permitindo comparar rapidamente a diferença de prestação entre as equipas apuradas em PlayOff com as equipas apuradas diretamente.

Campeonato do Mundo de 2010:

Rapidamente, pela tabela abaixo, se pode ver que as equipas apuradas em PlayOff ficaram, em geral, em piores classificações do que a média Europeia, designamdamente tiveram pior desempenho do que as equipas Europeias apuradas diretamente.

Seleções Europeias África do Sul 2010 - percurso na fase final
Espanha               
Holanda              
Alemanha              
Inglaterra        
Eslováquia        
Portugal via PlayOff      
Eslovénia via PlayOff    
Suíça      
Dinamarca      
Grécia via PlayOff    
Sérvia      
Itália      
França via PlayOff    

Olhando a valores, no gráfico abaixo, confirma-se o que se conclui visualmente antes:

  • em 2010, as equipas de apuramento direto tiveram prestações acima da média, e as equipas apuradas via PlayOff tiveram prestações mais fracas (nenhuma destas chegou aos quartos de final sequer).

comparacao-eq-directas-com-eq-playoff-2010

Os dados da análise de 2010, suportam a hipótese em teste.

Campeonato do Mundo de 2006:

Na fase final do mundia de 2006, na Alemanha, as seleções apuradas apenas via PlayOff ficaram pior classificadas do que as apuradas diretamente, suportando a hipótese em teste.

Seleções Europeias Alemanha 2006 - percurso na fase final
Itália               
França              
Alemanha              
Portugal              
Inglaterra          
Ucrânia          
Espanha via PlayOff      
Suíça via PlayOff      
Holanda        
Suécia        
República Checa via PlayOff    
Polónia      
Croácia      
Sérvia e Montenegro      

Talvez motivado pela Alemanha jogar em casa, e este campeonato ser disputado no centro da Europa, geográficamente próximo da casa de muitas das seleções, viu-se neste campeonato do mundo uma hegemonia das equipas Europeias no Top 4, ou seja, todas as equipas nas meias-finais foram seleções Europeias.

No entanto, nenhuma das equipas Europeias apuradas via PlayOff conseguiu sequer chegar aos quartos de final (Top 8), pelo que a prestação destas equipas apuradas em PlayOff foi bastante abaixo da prestação das equipas Europeias apuradas diretamente.

comparacao-eq-directas-com-eq-playoff-2006

Campeonato do Mundo de 2002:

A surpresa aconteceu neste Mundial de 2002 na Coreia do Sul e Japão, quando duas equipas nas meias finais foram seleções Europeias apuradas apenas via PlayOff, Alemanha que ficou em 2º lugar e Turquia que ficou em 3º.

Seleções Europeias Coreia/Japão 2002 - percurso na fase final
Alemanha via PlayOff            
Turquia via PlayOff            
Espanha          
Inglaterra          
Dinamarca        
Bélgica via PlayOff      
Irlanda        
Suécia        
Itália        
Rússia      
Portugal      
Croácia      
Polónia      
França      
Eslovénia via PlayOff    

Metade (50%) das equipas na meias finais foram seleções Europeias apuradas em PlayOff, muito acima dos 13% de representação total nas 32 equipas totais no torneio, ou seja, a prestação das equipas Europeias apuradas em PlayOff foi acima da média.

comparacao-eq-directas-com-eq-playoff-2002

Campeonato do Mundo de 1998:

No mundial de 1998, disputado em França, na Europa Central, voltou a ver-se melhores prestações das equipas Europeias do que a sua representatividade em termos totais das 32 equipas presentes neste torneio.

No entanto, não se notou diferença de prestação entre as equipas apuradas diretamente e as equipas apuradas só em PlayOff, facto que contradiz a hipótese em teste.

Seleções Europeias França 1998 - percurso na fase final
França              
Croácia via PlayOff            
Holanda              
Alemanha          
Itália via PlayOff        
Dinamarca          
Roménia        
Jugoslávia via PlayOff      
Inglaterra        
Noruega        
Espanha      
Bélgica via PlayOff    
Áustria      
Bulgária      
Escócia      

Vemos no gráfico abaixo uma total equidade entre a prestação das equipas Europeias apuradas diretamente e as equipas Europeias apuradas via PlayOff.

comparacao-eq-directas-com-eq-playoff-1998

Conclusão:

Em 2010 e 2006 tivemos comportamentos piores das equipas apuradas em PlayOff – corroborando com a hipótese em teste, mas em 2002 e 1998 tivemos precisamente o contrário, onde as equipas apuradas em PlayOff apresentaram melhores resultados na fase final do que a média Europeia, e em particular que as equipas apuradas diretamente.

Conclui-se que não podemos assumir a hipótese como verdadeira, nem podemos provar o contrário. Não é possível estabelecer um padrão entre a dificuldade de apuramento das equipas Europeias e a sua respectiva classificação (ou prestação) na fase final do mundial.


análise classificativa, mundial, playoff, uefa

Comentário (0)